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CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

Introdução e Principais Atribuições

A Carta de Serviços ao Usuário é o instrumento que informa os cidadãos sobre os serviços prestados pela Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Além de disponibilizar os serviços institucionais, a Carta tem o compromisso de indicar como o usuário pode acessá-los e quais são os compromissos e padrões de atendimento.

Neste documento, o cidadão poderá conferir diversas informações, entre elas os serviços de seu interesse, sua descrição e finalidade, as formas de acesso disponíveis, a previsão do prazo máximo para sua prestação, os requisitos e documentos exigidos, os endereços e horários de atendimento.

Além de aproximar a Administração dos cidadãos, a Carta de Serviços ao Usuário tem como objetivo proporcionar mais transparência sobre os serviços públicos oferecidos, simplificar a busca por informações e aumentar a eficácia e efetividade dos atendimentos.

Cabe ao Poder Legislativo Municipal a elaboração e aprovação de leis no âmbito da competência atribuída pela Constituição Federal aos Municípios (art. 30). Estão entre as competências dos Municípios legislar sobre todos os assuntos de interesse local, tais como a elaboração de seus orçamentos, a instituição e forma de cobrança de seus tributos (como IPTU, ISS e outras taxas), e a organização de serviços públicos de natureza municipal, como saúde, educação e transporte.

Os vereadores, como integrantes do Poder Legislativo, têm papel essencial na apresentação, análise, discussão e votação de projetos de lei de interesse para o Município.

Cabe ainda ao Poder Legislativo exercer, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o controle externo da Administração Pública Municipal, fiscalizando a atuação do Poder Executivo e das entidades que compõem a Administração Municipal, exigindo providências para a melhoria da gestão pública.

2. Serviços Disponibilizados

2.1 Portal da Transparência

O que é: Publicação de orçamentos, licitações, contratos, folha salarial e prestação de contas.

Como acessar: Menu "Portal da Transparência" no site oficial ou através do link: https://transparencia-cmsaocaetanodosul.smarapd.com.br/#/

Prazos: Atualização em tempo real.

2.2 Atendimento ao Cidadão

2.3 Sessões Legislativas e Atas

Disponibiliza: Pautas, atas, presença de vereadores, votações e proposituras.

2.4 Legislação e Regimentos

Acesso a: Lei Orgânica, Regimento Interno, leis municipais, decretos e portarias. https://leismunicipais.com.br/camara/sp/saocaetanodosul

2.5 Audiências Públicas

Informações sobre participação social. https://www.camarascs.sp.gov.br/index.php/audiencias

3. Prazos e Compromissos

Serviço Compromisso de Atendimento
Respostas a e-SIC e Ouvidoria Até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias (Lei 12.527/2011)
Disponibilização de informações no Portal da Transparência Tempo real

4. Como Utilizar

  1. Acesse o site: www.camarascs.sp.gov.br
  2. Escolha o serviço desejado (Portal da Transparência, e-SIC, Ouvidoria etc.).
  3. Preencha o formulário conforme orientações.
  4. Aguarde o recebimento da resposta dentro do prazo previsto.
  5. Se necessário, acompanhe o andamento pelo e-mail ou número de protocolo.

5. Canais de Contato

Endereço: Av. Goiás, 600, Santo Antônio, São Caetano do Sul - SP, CEP 09521-300

Telefone: (11) 4228-6000

E-mail da Ouvidoria: ouvidoria@camarascs.sp.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda a quinta, das 8h às 18h; sexta, das 8h às 17h

6. Sugestões de Melhoria

Os cidadãos podem sugerir melhorias por meio dos seguintes canais:

7. Revisão da Carta

A presente Carta de Serviços será revisada periodicamente, com base na legislação vigente e nos princípios da transparência, acessibilidade e eficiência.

Kennedy de Morais
Ouvidor