Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Valorização e cidadania: Câmara de São Caetano homenageia Amigos da Causa PCD

Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 18h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 18h37 | Acessos: 32
imagem sem descrição.

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quinta-feira (4), uma sessão solene em homenagem aos Amigos da Causa PCD, no Plenário dos Autonomistas. O evento destacou a importância da inclusão e da valorização das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da cidade com políticas públicas voltadas à acessibilidade, ao respeito e à cidadania.

Representando o presidente da Câmara, Doutor Seraphim (PL), o vereador, líder do Governo e autor da iniciativa, César Oliva (PSD), ressaltou a importância de valorizar aqueles que atuam pela inclusão. “Homenageamos hoje agentes públicos e privados que reafirmam diariamente que a inclusão é um direito, não uma concessão. São pessoas que lutam, trabalham e desenvolvem projetos para fazer essa causa evoluir”, afirmou. E concluiu: “Que continuemos unidos para que todas as pessoas com deficiência encontrem na cidade não apenas oportunidades, mas também pertencimento; e que esta noite seja uma celebração da inclusão, da coragem e da dignidade humana.”

Magali Aparecida Selva Pinto, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida, destacou a importância da solenidade. “Fico muito feliz por estar aqui nesta oportunidade, que simboliza a união e a integração de todas as pessoas que trabalham, se dedicam e convivem com a pessoa com deficiência. O papel da nossa Secretaria é ser essa ponte que facilita e fortalece a rede de apoio”, explicou.

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer Stephan, sublinhou a importância da atuação do poder público. “O prefeito nos concede grande autonomia de trabalho, com ampla liberdade técnica e a possibilidade de compor um corpo altamente qualificado, condições que temos aproveitado plenamente”, disse. A secretária encerrou sua fala com uma homenagem especial: “Parabenizo todos os homenageados. Vocês não são apenas amigos da causa PCD; são verdadeiros anjos dessa causa”.

A terapeuta ocupacional Luciana Perroud Seixas Amaral, representando os homenageados, pontuou que a atuação na área da inclusão é, antes de tudo, uma escolha movida por propósito e humanismo. “Cada indivíduo tem uma história, uma forma única de existir, e nossa missão é honrar essa singularidade em cada intervenção”, disse. E deixou um agradecimento: “Receber essa homenagem nesta Casa é o reconhecimento de que estamos no caminho certo, trabalhando em conjunto poder público, equipes, famílias e comunidade para construir uma cidade que ofereça autonomia, pertencimento e oportunidades reais para todos.”

Na ocasião, o Poder Legislativo reconheceu os relevantes serviços prestados ao município com a entrega de placas de congratulação a 39 homenageados, entre personalidades e instituições.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página