Pio Mielo: “Educação inclusiva é respeitar as características e habilidades dos alunos”

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 18h27 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 18h28 | Acessos: 37

O presidente da Câmara de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo, participou ao lado do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) da inauguração do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva (NAEI), localizado na Rua São Carlos, 217, Bairro Santa Paula. No local, entregue pela administração na semana passada, serão realizados acompanhamentos para auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação especial.

Pio Mielo ressalta o papel da administração municipal na construção de políticas públicas voltadas a esse público. “Na condição de professor e mestre em educação, reconheço que um dos principais desafios da educação pública é encontrar alternativas que promovam o acolhimento e respondam às demandas emergentes no ambiente escolar.”

O NAEI conta com 64 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 260 cuidadores e uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais, que envolvem 10 psicopedagogos e 10 profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social).

O chefe do Poder Legislativo destaca a importância da igualdade para todos na educação. “A educação inclusiva vai além do acesso à escola. Cada criança precisa ser respeitada à sua maneira, suas características físicas e intelectuais trabalhadas com atenção, ter suas habilidades incentivadas e, assim, suas dificuldades minimizadas”, complementa Pio Mielo.