Caio Salgado apresenta projeto para acessibilidade nas piscinas municipais

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 15h32 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 15h32 | Acessos: 16

O vereador Caio Salgado (PL) protocolou projeto de lei para instalação de plataformas de cadeiras de transferência e acessibilidade nas piscinas municipais. A iniciativa visa que as pessoas com deficiência possam ter condições de frequentar esses espaços de maneira segura e participar das atividades.

“A inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com deficiência são princípios fundamentais que devem orientar todas as políticas públicas. A acessibilidade em piscinas públicas é uma medida essencial para promover a igualdade de oportunidades e a participação plena de todos os cidadãos”, defende o vereador na justificativa do projeto. O texto passa por trâmites internos, será analisado pelas comissões da Casa e posteriormente irá para votação em plenário.

De acordo com a propositura, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) ficará responsável pela implementação e fiscalização da instalação das plataformas. A construção das plataformas de acessibilidade será realizada mediante cronograma prévio, com prioridade para as piscinas de maior frequência de público e aquelas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social.

O parlamentar destaca a importância da inclusão social para a formação de uma sociedade mais justa. “Essa iniciativa promoverá benefícios significativos para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, podendo desfrutar de atividades aquáticas que são importantes para a sua saúde física e mental, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma cultura de respeito e igualdade”, complementa Caio Salgado.