Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A arte de cuidar: Câmara de São Caetano celebra o Dia do Médico

Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2025, 17h41 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2025, 17h41 | Acessos: 8
imagem sem descrição.

Com o propósito de reverenciar aqueles que transformam vocação em gestos diários de cuidado e amor, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quarta-feira (22), uma sessão solene em celebração ao Dia do Médico. O evento, realizado no Plenário dos Autonomistas, também homenageou a Associação Paulista de Medicina (APM) - Regional São Caetano do Sul, em reconhecimento à sua atuação essencial na valorização da classe médica e na promoção da saúde pública.

O presidente da Câmara, Doutor Seraphim (PL), abriu a solenidade enaltecendo os profissionais da medicina: “Os médicos demonstram diariamente o seu valor ao cuidar das pessoas, prevenindo doenças e promovendo uma melhor qualidade de vida. Cabe a nós, do Legislativo, reconhecer a importância de uma associação voltada a esses profissionais”, afirmou. Em seguida, destacou a atuação da APM: “Esta é uma entidade que promove a integração entre nós, médicos, além de cuidar de nós, assim como cuidamos dos nossos pacientes”. E concluiu: “Deixo aqui os meus parabéns aos homenageados e à APM pelo trabalho realizado há mais de 60 anos”.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Doutor Marcos Fontes (PP) refletiu sobre a essência da profissão: “Celebramos o Dia do Médico, data que transcende homenagens e nos convida a refletir sobre a nobre missão de cuidar do próximo, sempre aliviando a dor e lutando pela vida. Ser médico é, antes de tudo, um ato de amor e vocação”. Também dirigiu palavras à APM: “Rendo uma homenagem especial à Associação por organizar os serviços de saúde com ética e dedicação, e por exigir que a saúde, pública ou privada, seja feita para o paciente. Tenho orgulho de integrar uma rede de profissionais tão qualificados”.

O presidente da APM local, doutor Thiago Lusvarghi Cardoso, emocionou-se ao destacar a trajetória da entidade e reforçou o espírito coletivo da Associação: “Como atual presidente, tenho a humildade de dizer: a APM não pertence a mim ou a esta diretoria; ela pertence a cada médico desta cidade. Vamos manter acesa a chama da união, da valorização da nossa classe e do respeito inegociável à medicina”.

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer Stephan, manifestou orgulho pela profissão e pela parceria com a APM. “A medicina foi a profissão que escolhi e nunca questionei essa decisão. É uma questão de dom, dedicação e algo que traz alegria aos nossos dias”. Sobre a entidade, ressaltou: “A APM tem importância ímpar no nosso meio, com papel preponderante na integração, formação e qualidade dos médicos”.

Durante a cerimônia, o Legislativo entregou homenagens tanto para a APM, como para os seus ex-presidentes e colaboradores, além de profissionais de saúde que se destacaram por seus relevantes serviços à cidade.

Os homenageados foram:
Adriana Berringer Stephan; Ailton Arantes Ferraz; Elbe Moulin Sardenberg; Erlan de Marco; José Jayme Tavares Soares Junior; José Roberto Espíndola Xavier; Julio Abdala Calil; Marcos Sérgio Gonçalves Fontes; Reinaldo Luiz Salmazo; Ricardo Carajeleascow; Sandra Regina Piton Ribeiro Bugliani; Thiago Lusvarghi Cardoso; Valter de Oliveira Filho; Zubeide Marcon Rebelo da Silva.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página