CÂMARA DE SÃO CAETANO COMEMORA SEMANA DA AUTONOMIA

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 16h03
  • Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 16h29

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul celebrou na última terça-feira, 20, a Semana da Autonomia Municipal, prestando homenagens aos líderes autonomistas que promoveram a emancipação de São Caetano do Sul. O ato solene contou com a presença dos líderes autonomistas Mário Dal’Mas, Desirèe Malateaux Neto e Mário Porfírio Rodrigues.

Em sua fala de abertura, o presidente da Casa, vereador Paulo Bottura, destacou a luta e a importância do movimento autonomista. “Nosso município é próspero e empreendedor graças a luta de nossos 95 autonomistas, que no plebiscito de 1948 tornaram a nossa cidade autônoma”, disse na ocasião.

Representando os líderes autonomistas, Mário Dal’Mas traçou um panorama histórico de São Caetano do Sul, desde os seus primórdios, lembrando do movimento e da importância do Jornal de São Caetano para o movimento e os bastidores do surgimento do movimento autonomista. “O movimento épico autonomista girou em torno do plebiscito, que é uma escolha do povo pelo voto”, destacou o líder autonomista.

Além dos líderes já citados, remanescentes ainda encontram-se Ettore Dal’Mas, Ítalo Dal’Mas, representado no ato pelo seu filho, Marco Antônio Dal’Mas, e Nelson Infanti, representado no ato pela sua esposa, JandaLúcia Nogueira Lima Infanti.

Entre as diversas autoridades presentes, compuseram a mesa de honra do ato solene: o Presidente da Casa, vereador Paulo Bottura, Roberto Martins, chefe de Gabinete da Prefeitura de São Caetano do Sul, representando o prefeito Paulo Pinheiro,Primeiro-Tenente Henrique Martinez Sanches de Rojas, Comandante Interino da Terceira Companhia do Sexto Batalhão da Polícia Militar, vereadora Magali Aparecida Selva Pinto, Primeira-Secretária da Câmara Municipal de São Caetano do Sul e o vereador José Roberto Espindola Xavier, o Dr. Xavier, representando o poder Legislativo para a mensagem alusiva à data.

A Semana da Autonomia Municipal, compreendida entre os dias 18 e 24 de outubro, foi criada pela lei nº 4.304, de 4 de julho de 2005, de autoria do ex-vereador Moacyr Antônio Ferreira Rodrigues.