Câmara de São Caetano homenageia personalidades com o espírito autonomista na entrega da Medalha dos Autonomistas

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 09h53 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 09h57 | Acessos: 89

Em comemoração aos 74 anos do Movimento Autonomista, a Câmara de São Caetano realizou na noite da última quinta-feira, 27 de outubro, a sessão solene de entrega da Medalha dos Autonomistas, homenagem a personalidades de destaque no município. O Legislativo sul-caetanense também prestou homenagem aos líderes autonomistas vivos, Desiree Malateaux Netto, Ettore Dal'Mas e Mário Portfírio Rodrigues. A solenidade contou com a presença do deputado federal Alex Manente (Cidadania), do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e do ex-vice prefeito Walter Figueira Júnior, vereadores da Câmara Municipal e outras autoridades.

Durante sua fala em saudação à data, o presidente da Casa, vereador Tite Campanella (Cidadania) relembrou a história do Movimento Autonomista, do qual seu pai, Anacleto Campanella fez parte, e pontuou o legado que os líderes autonomistas deixaram sendo "um exemplo de coragem, um exemplo de virtude, um exemplo de solidariedade, quando eles buscaram, de todas as maneiras possíveis, se separar de Santo André".

Tite também ressaltou o espírito autonomista, que segundo o presidente da Câmara, ainda permanece até os dias de hoje. "Esse Movimento dos Autonomistas era mais do que um movimento; era um espírito que eles carregavam naquela época e eles tem passado para nós. Se nós conquistamos tantas coisas em São Caetano do Sul é por causa desse espírito que eles deixaram para nós como herança", e completou:  "esse espírito autonomista vive na figura dos homens e mulheres que fazem política aqui em São Caetano do Sul. Vive nos homens e nas mulheres que trabalham pelo desenvolvimento de São Caetano do Sul".

Um dos homenageados com a Medalha dos Autonomistas, o deputado federal Alex Manente reafirmou a responsabilidade que a homenagem traz: "receber essa medalha amplia ainda mais a responsabilidade que nós temos de, no Congresso Nacional, cumprir a missão de representar o espírito e o sentimento que surgiu desde o movimento autonomista até os dias de hoje que fazem de São Caetano uma cidade avançada, uma cidade para o futuro, e uma cidade que é referência para todo o país".

O deputado estadual Thiago Auricchio, também agradeceu a homenagem recebida e destacou em sua fala os homenageados da noite, ressaltando que neste momento eles entraram para a história da cidade. "Sem dúvida vocês, se estão aqui hoje, é porque tiveram algum trabalho, alguma relevância na história da nossa cidade e puderam contribuir com o desenvolvimento de São Caetano do Sul. Agora aqui, nessa justa homenagem que a Câmara de Vereadores realiza, deixa vocês eternizados na história da cidade", afirmou o deputado.

O vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim discorreu sobre a importância da Medalha dos Autonomistas e do constante desenvolvimento de São Caetano. "Tem um significado muito importante essa Medalha de lembrar desse movimento que trouxe para a nossa cidade esse desenvolvimento que nós temos hoje. Hoje nós temos uma consciência que nossa cidade precisa avançar cada vez mais", disse Seraphim.

Primeiro homenageado a receber a Medalha dos Autonomistas, o líder autonomista Desiree Malateaux Netto falou brevemente sobre a alegria de estar no evento: "é um prazer estar aqui, na condição de mais jovem líder autonomista e porque não, mais jovem fundador do município". Desiree também falou sobre a importância do movimento do qual participou: "24 de outubro de 1948 marca o início, de fato e de direito, São Caetano como município autônomo. Desde então, as centenas de vereadores que passaram por esta Câmara e as dezenas de prefeitos, todos eles ostentam o mesmo espírito: a grandeza de São Caetano para o bem do Brasil".

A medalha dos Autonomistas foi entregue para as seguintes personalidades na data do evento: Desiree Malateux Netto, Alberto Kenji Yamabuchi, Alex Spinelli Manente, Alexandre Damasio Coelho, Anna Figueira, Aylton Figueira Junior, Carolina Assunção, Christian Saigh, Claudia Regina De Souza Melo, Derivan Silva Souza, Evandro Sabonaro Salute, João Manoel da Costa Neto, Jose Claudio Musumeci, José Isaac Peres, José Onias de Barros, Luciana Velozo Fontes, Luis Henrique Farias, Maurício Mella, Osamu Kaneko Junior, Priscila de Castro Garcia, Rafael Ferrari, Roque Galati, Thiago Reis Auricchio, Waldir Da Silva Lulucki.

As fotos do evento estão disponíveis no link: https://we.tl/t-XnlSgaPN3T

31/10/2022