Gilberto Costa pede reconhecimento da Festa Italiana como Patrimônio Cultural de São Caetano

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 11h53 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 11h54 | Acessos: 162

A 30ª edição da Festa Italiana de São Caetano do Sul começa neste fim de semana (dias 5 e 6), sempre a partir das 18h, no bairro Fundação. As barracas gastronômicas ficam nas Ruas Heloísa Pamplona e 28 de Julho e os shows típicos e outros espaços de alimentação estão na Praça Província de Treviso. O evento é uma das mais tradicionais celebrações da cidade, em comemoração às suas tradições e raízes, já que o munícipio foi fundado e desenvolvido por famílias italianas que chegaram por aqui em 1877. Projeto de lei do vereador Gilberto Costa (Avante) visa garantir que a Festa Italiana integre o Patrimônio Cultural Imaterial de São Caetano do Sul.

O parlamentar justifica a importância da valorização da festividade. “A Festa Italiana de São Caetano do Sul é uma celebração que busca valorizar a cultura italiana e promover a integração com a comunidade. Neste ano, o evento tem a expressiva marca de número 30, o que, por si só, é uma demonstração de sucesso e de aceitação da comunidade”, argumentou o vereador na justificativa do projeto, que passara pelos trâmites internos do legislativo até ser levado para votação em plenário.

Gilberto acrescenta ainda que, quando as primeiras famílias italianas chegaram aqui, quase 150 anos atrás, 80% da população da localidade eram oriundos do país europeu. Segundo informações que constam na propositura, até 1920 falava-se muito a língua italiana nas casas e até documentos oficiais eram escritos naquele idioma.

A Festa Italiana carrega ainda um lado social importante. As barracas com comidas e bebidas típicas são mantidas por mais de 20 entidades assistenciais da cidade. A renda obtida durante o evento é revertida para manutenção dos espaços e para promoção de projetos realizados por essas instituições.

1/8/23