Câmara de São Caetano sedia evento de entrega da Medalha Di Thiene

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h31 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h32 | Acessos: 78

O salão nobre da Câmara de São Caetano do Sul recebeu autoridades e grande público que acompanharam a entrega da Medalha Di Thiene, no domingo (6/8). Concedida anualmente pela Prefeitura como parte do calendário de festejos do aniversário da fundação da cidade, que recentemente completou 146 anos, a condecoração homenageia com mérito cívico 40 personalidades e entidades que prestam serviços de relevância para o desenvolvimento do município. A Grande Medalha Di Thiene, maior honraria do evento, foi entregue para o João Paulo Borges Chagas, presidente da 40ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), destacou a importância da homenagem. “Transmito meu orgulho e gratidão, pois cada um de vocês que estão aqui sendo homenageados, hoje, entram formalmente para a história de São Caetano do Sul. Mais que uma medalha, é um sentimento de orgulho e coragem por vocês que amam e lutam pela cidade”, discorreu Pio Mielo.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) ressaltou em seu discurso o trabalho realizado pelos homenageados, fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Essa medalha é a síntese da história da construção de São Caetano do Sul. Sintam-se de fato eternizados na história da cidade”, enfatizou Auricchio.

Auricchio destacou ainda o papel da OAB ao longo da história, importante para consolidação do Estado Democrático de Direito e presente nos momentos mais difíceis da sociedade brasileira. “Deixo meus parabéns à Ordem dos Advogados de São Caetano do Sul. São profissionais que mostram a força da advocacia, mas também do motor econômico em São Caetano com diversos escritórios. João Paulo levou a OAB para fora das paredes da entidade, atendendo a quem mais necessita e sendo um grande parceiro do serviço público”, ressaltou o prefeito.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) também fez referência ao valor da honraria. “É uma alegria tê-los reconhecidos de fato e de direito como cidadãos da história de São Caetano do Sul. Não podemos construir o futuro se não soubermos de nossa história”, disse o parlamentar.

GRANDE MEDALHA - Congratulado com a Grande Medalha Di Thiene, João Paulo Borges Chagas frisou as atividades realizadas pela OAB em São Caetano e destacou a união entre o Poder Público e sociedade civil. “Realizamos um trabalho sempre voltado para orientação jurídica e para qualificação profissional dos advogados e valorização da advocacia”, afirmou. “Temos realizado um trabalho em favor da comunidade, como orientação jurídica, no programa Governo em Movimento (realizado pela Prefeitura) com atendimento à população e também com trabalhos sociais em diversas campanhas de arrecadação para as pessoas mais necessitadas, inclusive em parceria com o Fundo Social de Solidariedade”, expôs João Paulo.

A subseção da OAB da cidade possui 2.956 advogados e advogadas e 88 estagiários e estagiárias. Oferece serviço de assistência judiciária gratuita destinada a atender pessoas que não têm condições financeiras para arcar com os custos de um profissional do Direito. Por mês, aproximadamente 500 pessoas são atendidas.

7/8/2023