Marcos Fontes pede alterações no sistema de estacionamento rotativo

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 17h59 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 19h34 | Acessos: 168

O vereador Marcos Fontes (PSDB) encaminhou pedidos de estudos à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para alterações na área de estacionamento rotativo de São Caetano do Sul, conhecido como ‘Zona Azul’.

Em uma das indicações, o parlamentar pede para que seja analisada a possibilidade do uso dos espaços por idosos e deficientes físicos mediante apresentação de cartão de gratuidade de estacionamento, mesmo que os veículos estejam fora do local reservado ou delimitado às vagas especiais.

Marcos Fontes justifica na indicação a importância da solicitação. “O município de São Caetano do Sul precisa cada vez mais eliminar obstáculos e ampliar a acessibilidade aos locais públicos. Com o cartão de isenção, esses usuários especiais poderão, além de utilizarem as vagas reservadas, estacionar em qualquer vaga do estacionamento rotativo sem o encargo do pagamento pelo prazo de duas horas.”

Em outra solicitação, o parlamentar sugere avaliação para extensão da Zona Azul para as pessoas condutoras de veículos acima dos 60 anos de idade. O vereador explica na propositura que essa alteração proporcionará melhor educação no tráfego e indiretamente vai promover o comércio na cidade. “Por muitas vezes potenciais consumidores deixam de realizar compras e demais atividades por não ter onde estacionar seus veículos, exceto nas vagas onde está pré-determinado, quando as encontram”, explica Fontes.

Ele também pede estudos para modificação dos critérios de cobrança, começando por 30 minutos. No projeto, Marcos Fontes afirma que a maior parte dos estacionamentos privados e públicos oferece hoje período por meia hora de estacionamento.

Segundo o parlamentar, a cobrança do rotativo deve ser proporcional ao tempo de permanência. “A administração pública vem mantendo a cobrança de uma e duas horas de estacionamento por período mínimo de permanência”, discorre Fontes.

O sistema de Zona Azul da cidade vai passar por mudanças nos próximos dias. A Prefeitura informou que a empresa AssistPark Sistema de Estacionamento Rotativo LTDA, que administra o estacionamento rotativo pago no município, executará os serviços até o dia 2 de setembro de 2023. Após essa data, a Prefeitura, por meio da Semob, ficará encarregada pelo estacionamento rotativo de forma ininterrupta e transitória até que se conclua o processo de contratação de empresa para gerenciar o serviço.

22/8/2023