Jander Lira propõe a prática de capoeira nas escolas

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 14h31 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 14h33 | Acessos: 88

O vereador Jander Lira (PSD) protocolou projeto de lei que estabelece o incentivo da capoeira como expressão cultural, esportiva e educacional na rede municipal de ensino de São Caetano do Sul. O objetivo do projeto é integrar a capoeira à proposta pedagógica e promover o desenvolvimento cultural e esportivo dos alunos.

“O ensino da capoeira é um rico processo pedagógico que valoriza uma educação consciente, além da discussão dos elementos históricos dessa manifestação cultural, sendo um espaço para o exercício da cidadania, construção da identidade, autoestima e autonomia por parte de seus praticantes”, discorre o parlamentar na justificativa do projeto, que seguirá para avaliação das comissões da Casa antes de ser colocado em votação no plenário.

Jander ressalta que, além do rico conteúdo histórico, a capoeira é um excelente facilitador da aprendizagem escolar, pois interage com várias disciplinas auxiliando na formação de seres humanos capazes de conviver com as diferenças. Segundo o vereador, a temática pode ser desenvolvida de modo integrado com várias disciplinas, entre elas, educação física, história, geografia, artes, literatura e geometria.

“A capoeira não é difícil de ensinar, não requer espaço adequado, nem equipamentos sofisticados, sendo necessário apenas material de baixo custo e vontade. Por isso, a efetivação da liberdade das escolas optarem por uma parceria com os mestres e professores de capoeira da cidade é a confirmação da importância dessa manifestação cultural, que já é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014”, frisa Jander Lira.

12/9/2023