Professor Pio Mielo comemora menor taxa de analfabetismo e trabalha para mais avanços na Educação

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 19h54 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 19h54 | Acessos: 128

São Caetano do Sul tem a menor taxa de analfabetismo do Grande ABC e uma das menores do Brasil, segundo dados no CadÚnico (Cadastro Único), do governo federal. Com 717 pessoas enquadradas nessa condição, são apenas 3,65% das pessoas cadastradas que não conseguem ler e escrever. Levando-se em conta toda a população de 165.655 habitantes, segundo IBGE, o índice é de 0,4%. Com mandato focado no setor educacional, o professor, vereador e presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), exalta o trabalho realizado na Educação de São Caetano. E vai além: sugere um censo municipal para identificar detalhadamente o analfabetismo adulto e defende a Escola Integral, com atuação conjunta das secretarias de Educação, Esportes, Cultura e a Fundação das Artes.

Para Pio Mielo, o índice é resultado da soma de diversos fatores, fruto do especial empenho da gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que detém o Selo de Município Livre do Analfabetismo, conferido pelo MEC (Ministério da Educação). "Uma gestão de qualidade da administração municipal, da nossa Secretaria de Educação, em conjunto com os diretores, equipes gestoras, professores e toda a equipe da comunidade escolar. Competência e comprometimento dos nossos professores, que constroem um saber de qualidade no dia a dia e acolhem nossos alunos. Os educadores são sempre peça fundamental dessa engrenagem", elenca Pio Mielo.

Sobre a proposta de Escola Integral, Pio afirma que esse conceito integra vários setores e proporciona avanços significativos no desempenho escolar dos estudantes. "Escola Integral é olhar com cuidado alimentação, com atividade esportiva, cultural, além do amplo olhar pedagógico envolvido. Prepara as nossas crianças para o presente e para o futuro", enfatiza o vereador e professor, ao exaltar também a participação da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), sob comando do reitor Leandro Prearo, para aumentar o desempenho educacional da cidade.

Já a sugestão de um censo para pormenorizar a situação do analfabetismo adulto na cidade visa a possibilidade de retomada do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no município, que é uma modalidade da Educação Básica destinada pessoas com mais de 15 anos – até idosos – que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

"Com uma formação contínua para os professores e proposta pedagógica atrelada à vivência dos jovens e adultos, caminhamos para diminuirmos cada vez mais esses números e erradicarmos a taxa de analfabetismo na cidade", frisa Pio Mielo, ao afirmar que alfabetizar a todos implica compromisso político e social para uma sociedade igualitária para todos.

Pio Mielo destaca ainda que a participação do Legislativo é importante no processo de melhoria contínua da Educação, com aprovação de importantes projetos, como a valorização dos educadores e diversos auxílios para alunos da rede municipal, seus familiares e o investimento de cerca de R$ 1 bilhão no setor educacional por parte da Prefeitura desde o ano passado.

13/9/2023