Américo Scucuglia faz sugestões para melhoria do estacionamento rotativo

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h54 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h54 | Acessos: 92

O vereador Américo Scucuglia (PTB) protocolou indicações com vistas a melhorar o sistema de estacionamento rotativo do munícipio, conhecido como Zona Azul. Os pedidos visam proporcionar mais comodidade aos usuários.

O vereador solicitou estudos para que os idosos e deficientes físicos possam estacionar em qualquer vaga de estacionamento rotativo, pelo período máximo de 2 horas, com credencial expedida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Por lei federal, as cidades são obrigadas a disponibilizarem 2% das vagas de estacionamentos nas vias públicas para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e 5% para pessoas acima de 60 anos.

“A atual quantidade de vagas destinadas não acompanha o crescimento dessa população. Com a possibilidade de abertura de novos locais de estacionamento, proporcionará melhores condições de segurança para os idosos e portadores de necessidades especiais”, justifica Américo na indicação.

Em outra sugestão, o parlamentar requer a instalação de parquímetros que seriam incorporados ao atual sistema de cobrança. “A instalação de parquímetros possibilitará uma cobrança mais justa, proporcional ao período de estacionamento, e também acabará com atual dificuldade de se encontrarem pontos de comércio dos talões de Zona Azul. A forma de pagamento será opcional e essa medida seria a ideal para otimização do tempo e evitar demora ao se utilizar o sistema de estacionamento rotativo”, concluiu o vereador.

Atualmente, a fiscalização do estacionamento rotativo está sendo feita de forma educativa pela própria Prefeitura, até o dia 7 de outubro. Licitação para contratação de empresa para operar o sistema está em andamento.

26/9/2023