Em sessão solene emocionante, Câmara faz homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h25 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h26 | Acessos: 100

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou na noite de quinta-feira (28/9) sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado anualmente no dia 21 de setembro com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O grande público presente no Plenário dos Autonomistas se emocionou com as belíssimas apresentações dos alunos do Centro de Integração Vitor Eduardo (CIVE) e da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé (Ballet Adaptado).

No evento, a Câmara Municipal entregou placas a pessoas portadoras de necessidades especiais, profissionais que trabalham em prol da causa e entidades que atendem pessoas com algum tipo de deficiência, sejam elas visuais, auditivas, motoras, psicossociais, mentais ou intelectuais.

Presidente da Câmara, professor Pio Mielo (PSDB) iniciou a sessão solene enfatizando o respeito e a conscientização da iniciativa. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é uma data que merece o reconhecimento do poder público. Minha principal bandeira de atuação é na área educacional e não temos como falar de educação sem falar de inclusão social”, frisou Pio Mielo. “É uma sessão de honra, reverência e esperança”, frisou o presidente da Câmara.

Autor da indicação da sessão solene, vereador Caio Salgado (PL) valorizou os profissionais que trabalham pelas pessoas com necessidades especiais e ressaltou a importância de políticas públicas para mais inclusão e qualidade de vida. “Precisamos trabalhar para mudar a vida das pessoas. Para alcançar todas as metas é necessário estar na mesma sintonia. Para evoluir temos que valorizar os profissionais, trazendo melhores condições de trabalho”, disse. “Um dos compromissos da Câmara Municipal é garantir sempre a qualidade de vida, inclusão e proteção de direitos dessa população. Com a concretização de pequenas ações conseguiremos alcançar grandes objetivos e melhorar a vida de todos”, discorreu Caio Salgado.

O ex-vereador Jorge Salgado, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Caetano, relatou o papel fundamental da instituição e a pareceria com o Legislativo. “Nós temos uma gestão da APAE que faz o melhor para os assistidos, com muito trabalho, respeito e responsabilidade. Agradeço aos vereadores, que nos apoiam na luta pela inclusão social, com a criação de projetos e leis para que essas pessoas que tenham seus direitos garantidos”, afirmou o presidente da entidade que possui 180 colaboradores e realiza 13 mil atendimentos por mês.

Representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) destacou a união dos Poderes Executivo e Legislativo para criação de políticas públicas para as pessoas portadoras de necessidades especiais. “A administração municipal realiza ações para a inclusão na sociedade das pessoas com deficiência. A Câmara Municipal tem sido uma grande parceira nessa causa e vamos trabalhar cada vez para que essa inclusão aconteça de uma forma expressiva e seja um exemplo para o Brasil e também no mundo”, enfatizou Seraphim.

29/9/2023