Olyntho Voltarelli solicita implantação da Reflexologia Podal nos Centros da Terceira da Idade

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 15h20 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 15h21 | Acessos: 85

O vereador Olyntho Voltarelli (PSDB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud) estudos para implementação da Reflexologia Podal (RP) no atendimento aos idosos nos Centros Integrados de Saúde e Educação (Cises) de São Caetano do Sul. Por meio desse tratamento é possível promover uma maior qualidade de vida para os integrantes dessa faixa etária.

“Esta técnica terapêutica, a ser implantada no atendimento da terceira idade, certamente além de inovadora em nossa cidade será um grande avanço na prevenção e tratamento de doenças dentro desta faixa etária, sendo eficaz para o bem-estar geral. Pensando nisso, vamos proporcionar um melhor atendimento para promoção da saúde e prevenção e tratamento de doenças crônicas”, discorre Olyntho.

Pouco conhecida do grande público, a Reflexologia Podal é realizada nos pés, onde pontos de reflexos estão diretamente ligados ao corpo todo. Essa prática é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma terapia alternativa, com eficácia comprovada para prevenir o stress, identificando problemas no funcionamento do organismo e relaxar o corpo. Também é indicada para problemas diversos, entre eles dor na coluna e pressão alta. Pelo tratamento é possível regular as funções do sistema nervoso.

A cidade de São Caetano do Sul registra um dos maiores índices de longevidade do país, com expectativa de vida de 78,2 anos. Como forma de promover o envelhecimento com qualidade de vida, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, oferece aos munícipes com mais de 50 anos diversos serviços em cinco Centros Integrados de Saúde e Educação, além da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

3/10/2023