Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Caio Salgado propõe criação do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência no calendário oficial de eventos

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 18h36 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 18h37 | Acessos: 72

O vereador Caio Salgado (PL) tem como uma de suas principais bandeiras de trabalho a luta pela questão da inclusão social e acessibilidade. O parlamentar protocolou projeto de lei para instituição do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, a ser celebrado anualmente, no dia 21 de setembro. O objetivo da propositura é conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em diversos aspectos da sociedade.

Segundo o projeto de lei, em tramitação no Legislativo, esta data foi escolhida por ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e também por marcar o início da primavera, estação que caracteriza o renascimento das plantas e carrega toda a simbologia de renovação, luta pela vida e conscientização pelos direitos das pessoas com deficiência.

Na justificativa da proposta, o parlamentar ressaltou a importância da implantação de políticas públicas para promover a inclusão social na sociedade. “As ações em prol dos direitos das pessoas com deficiência estão avançando no munícipio e precisam continuar se aperfeiçoando, significativamente, a fim de assegurar políticas públicas verdadeiramente inclusivas, dignas e respeitosas”, discorreu.

“Investir em condutas educativas para que as pessoas possam refletir, despertará um novo olhar e novas atitudes mais humanizadas e cuidadosas. Muitas lutas já foram vencidas pelas pessoas com deficiência, dentre as quais, destaco a luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças. Existem, ainda, muitos enfrentamentos diários, para transformar e garantir a integração dessas pessoas cabendo ao poder público trabalhar para isso”, complementou Caio Salgado.

O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, segundo estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira.

3/10/2023

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página