Fábio Soares solicita inclusão da disciplina Lições de Ética e Cidadania nas escolas

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 14h28 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 14h29 | Acessos: 77

O vereador Fábio Soares (PSDB) protocolou projeto de lei para inclusão da disciplina de Lições de Ética e Cidadania na grade curricular das instituições de ensino da rede pública e privada de São Caetano do Sul. O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletirem sobre seus valores, princípios e atitudes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e solidária.

“É fundamental reconhecer a relevância de uma formação integral para os estudantes, não se limitando apenas ao aspecto acadêmico, mas também ao desenvolvimento ético e cidadão. A educação ética é essencial para o fortalecimento dos laços sociais e o exercício consciente da cidadania”, defende o vereador na justificativa do projeto, que será analisado pelas comissões da Casa antes de ir para votação em plenário.

Ainda de acordo com a propositura, os conteúdos das lições de ética e cidadania deverão ser adequados à faixa etária e ao desenvolvimento dos estudantes. As escolas deverão incentivar a participação dos estudantes em projetos e atividades que promovam a prática da cidadania e reflexão sobre ética. As aulas serão aplicadas em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio.

O parlamentar ressalta a importância da matéria na grade escolar do munícipio e a capacitação dos professores para ministrar o tema. “Esse projeto contribuirá para o fortalecimento dos valores éticos e cívicos em nossa comunidade escolar. A formação dos professores é fundamental para a abordagem adequada desses temas em sala de aula e por consequência a construção de um futuro melhor para nossa cidade”, complementa Fábio Soares.

16/10/2023