Professor Pio Mielo: projeto Tarifa Zero coloca São Caetano na vanguarda da mobilidade urbana

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 14h54 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 14h54 | Acessos: 163

O presidente da Câmara de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo (PSDB), recebeu das mãos do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) projeto de lei para implantação da Tarifa Zero nos ônibus da cidade. Com a proposta, independentemente da idade, todos os passageiros poderão usufruir de forma gratuita das oito linhas do município. Ao elogiar a iniciativa, Pio Mielo afirmou que São Caetano entra na vanguarda da mobilidade urbana.

“Esse projeto muda a história de São Caetano do Sul. A Câmara dos Vereadores terá um papel muito importante na análise e aprovação desse grande projeto”, disse o presidente do Legislativo.

Pio Mielo ressaltou ainda a importância da proposta em todas as áreas da cidade. “O projeto Tarifa Zero dialoga com todos os setores da cidade, seja na parte de educação, no social, na cultura, no setor ambiental. Vai movimentar a atividade econômica e atender a quem mais precisa. Na área de mobilidade urbana vamos atingir outro patamar”, discorreu, ao ressaltar que dará a celeridade necessária para que a iniciativa entre em vigor a partir de 1º de novembro.

A expectativa é de que a leitura da propositura seja feita na sessão desta terça-feira (17/10), passe pelas comissões da Casa e seja colocado em votação na plenária ordinária do dia 24 e da extraordinária do dia 26.

A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema no município. Atualmente, a cidade tem 15 mil passageiros por dia. A Prefeitura afirmou que vai adicionar mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.

Tarifa Zero traz diversas vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental. Estimula o uso do transporte público em detrimento do privado e gera economia de dinheiro aos passageiros.

17/10/2023