Gilberto Costa indica criação de hospital especializado no tratamento do câncer infantil

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h08 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h08 | Acessos: 97

O vereador Gilberto Costa (Avante) protocolou indicação junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud) para criação de hospital ou uma ala para o tratamento de crianças acometidas com câncer. O objetivo da propositura é promover um tratamento diferenciado, mais humanizado e com abordagem específica para esse público.

“O câncer infantil é uma realidade triste e desafiadora em todo o mundo. A criação de um hospital especializado no tratamento de oncologia infantil é uma necessidade no atendimento pediátrico. Tratar crianças com câncer envolve não apenas cuidados médicos especializados, mas também uma abordagem que considera o bem-estar emocional, social e psicológico das crianças e de suas famílias”, frisa o vereador.

O parlamentar ressalta a importância desse espaço e, paralelamente, a implementação de políticas públicas para melhor atendimento. “Um espaço especializado ajudará a reduzir o trauma e a ansiedade associados ao tratamento. Isso facilitará a pesquisa e o desenvolvimento de terapias mais eficazes para o tratamento do câncer infantil. Além disso, é importante que a sociedade e os sistemas de saúde continuem a investir em pesquisas e recursos para melhorar a compreensão e o tratamento do câncer infantil”, complementa Gilberto Costa.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados 12 mil novos casos de câncer infantil ao ano. Outro fator relevante é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no País, cerca de 8% do total.

19/10/2023