Professor Pio Mielo: “Tarifa Zero é exemplo para outras cidades”

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 07h36 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 07h37 | Acessos: 107

A partir desta quarta-feira (1º de novembro), ninguém mais paga passagem nos ônibus municipais de São Caetano do Sul. A Câmara aprovou por unanimidade (19 votos favoráveis), na sexta-feira (27/10), a criação do programa Tarifa Zero, projeto da Prefeitura que visa disponibilizar aos usuários do transporte coletivo municipal a gratuidade para o seu uso. O presidente do Legislativo, professor Pio Mielo (PSDB), afirmou que São Caetano é um exemplo para as outras cidades.

“A Câmara realizou um amplo debate junto ao Poder Executivo e também com os sindicatos para aprovação desse histórico projeto. Hoje é um novo marco para nossa cidade”, disse Pio Mielo.

“Deixo meus parabéns aos vereadores por proporcionar um debate de alta qualidade e pelo compromisso com São Caetano do Sul. Todos os 19 parlamentares tiveram a oportunidade de fazer a discussão com responsabilidade e pensando na cidade. Tenho a plena convicção que a cidade alcançará outro patamar com a aprovação deste projeto”, complementou.

De acordo com o projeto aprovado pelos vereadores, a Prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema no município que mantém oito linhas nos 15 quilômetros quadrados de território da cidade.

Atualmente, são 15 mil passageiros por dia que utilizam os coletivos municipais. A Prefeitura afirmou que vai adicionar mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos. O investimento previsto é de R$ 2,9 milhões por mês.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), assinou um novo contrato com a concessionária a segunda-feira (30/11). É a primeira cidade do Grande ABC a adotar o sistema de Tarifa Zero, e a segunda da Região Metropolitana – a primeira é Vargem Grande Paulista. No Brasil, são 74 municípios com esse modelo de transporte público gratuito.

31/10/2023