Projeto de Bruna Biondi visa incluir psicologia e serviço social na Educação

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 13h12 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 13h18 | Acessos: 40

A vereadora Bruna Biondi (Psol) apresentou projeto para mudança de artigos da Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. O objetivo da propositura é contribuir para o atendimento integral e de qualidade no processo de aprendizagem por meio de equipes multiprofissionais.

Na nova regulamentação proposta pela parlamentar, o assistente social e o psicólogo atenderão às necessidades e prioridades definidas pela administração municipal. Ainda de acordo com o projeto, esses profissionais irão propor estratégias de intervenção relacionadas a situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, vulnerabilidade social acompanhando as famílias em situações de ameaça e violações de direitos humanos.

“A integração de assistentes sociais e psicólogos nas equipes escolares é necessária não apenas por conta do processo de aprendizagem e das dificuldades para assimilação de conteúdos, mas também pelas implicações nos vários segmentos das redes de ensino básico, nas famílias, nos mercados de trabalho e nas relações sociais”, discorreu a vereadora na justificativa da propositura, que será analisada pelas comissões antes de ir para votação em plenário.

A vereadora ressaltou que o fato de São Caetano ter menos escolas e maior arrecadação do que cidades vizinhas possibilita a contratação desses profissionais na rede municipal “com resultado qualitativo desta política”.

8/11/2023