Câmara celebra o Terço dos Homens em sessão solene

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h55 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h55 | Acessos: 100

Alegria, emoção e fé. Com esses elementos a Câmara de São Caetano do Sul realizou na noite de quinta-feira (9/11) sessão solene em homenagem ao Terço dos Homens, movimento católico criado em 1936 para atrair maior participação masculina na igreja. Foram congratulados com placas comemorativas os padres Cleidson Pedroso de Souza e David Vantroba, e com certificados 24 representantes de paróquias da cidade.

O evento teve participação por vídeo do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antonio Moreira, que também é bispo referencial para o Terço dos Homens. A apresentação musical ficou por conta de Alfredo Leal, responsável pelo coral da Igreja São Bento, que entoou o Hino do Terço dos Homens.

Presidente da sessão solene, o vereador Marcos Fontes (PSDB) exaltou o movimento de oração popular e profunda, em repetição de Aves Marias. “Foi criado nos anos 1930 e desde então vem crescendo. Hoje são mais de 2 milhões de tercistas. Esse fenômeno é o símbolo da nossa devoção”, disse o parlamentar.

Mauricio Fernandes (PL), autor da homenagem e representando o Legislativo, se disse admirado com o desenvolvimento do Terço dos Homens no Brasil e no mundo. “É importante para as famílias viverem cada vez mais em harmonia.”

Em pronunciamento em nome dos homenageados, padre Cleidson Pedroso de Souza, assessor regional de pastoral e coordenador Terço dos Homens, começou sua saudação com o “Salve Rainha”. “Tudo por Jesus, nada sem Maria”, disse ele. “O Terço dos Homens é sinal contundente da evangelização. É um movimento atuante em 92% das nossas 106 paróquias da região do ABC. Foi uma semente que brotou dentro da igreja e pela graça de Deus hoje se espalha como sinal grandioso da bondade do Senhor, que não desampara a quem nele confia”, afirmou.

Francisco Mamede da Silva, coordenador diocesano do Terço dos Homens, agradeceu aos vereadores de São Caetano pela iniciativa e exaltou o crescimento da oração. “Começamos com 56 homens em 2004. Fomos divulgando, participando de atividades nas paróquias, em canais de comunicação. Agradecemos pelas famílias estarem sempre reunidas. Oração que une a família.”

Representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) se mostrou emocionado com a sessão solene. “Temos gratidão aos coordenadores do Terço dos Homens por fazerem esse trabalho com dedicação. A oração nos aproxima de Deus. E a fé nos traz a esperança de um mundo melhor. Fortalece as famílias”, concluiu Seraphim.

10/11/2023