Professor Ródnei visa instituir intérprete de Libras nos hospitais

Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 15h59 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 15h59 | Acessos: 56

O vereador Professor Ródnei (Cidadania) protocolou projeto de lei para que a Prefeitura de São Caetano do Sul institua nas maternidades e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do município tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da propositura é assegurar a inclusão das pessoas surdas pela superação da barreira da comunicação e garantir seu direito constitucional à saúde.

“Hospitais, maternidades e postos de saúde não disponibilizam de forma direta ou através de terceiros o acesso linguístico deste público”, defendeu o vereador na justificativa do projeto, que será analisado pelas comissões da Casa antes de ir para votação em plenário.

A atuação do tradutor e intérprete limita-se a intermediar a comunicação entre paciente e médico durante a prestação de serviço de saúde, sempre sem comprometer as normas de segurança do ambiente.

O parlamentar ressaltou a importância do projeto para a comunidade surda da cidade. “Esse projeto de lei assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por essa população, em condições de igualdade, visando à sua inclusão social e cidadania. A presença de um intérprete com conhecimento do sistema Libras é imprescindível para possibilitar uma real interação entre pacientes surdos e profissionais de saúde”, complementou.

3/1/2024