Marcos Fontes indica aquisição de cartilha sobre conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 13h31 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 13h32 | Acessos: 27

O vereador Marcos Fontes (PSDB) protocolou projeto de lei para aquisição, implantação, distribuição e disponibilização impressa de cartilha sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combate ao bullying nas escolas municipais e privadas de São Caetano do Sul. O objetivo da propositura é combater os preconceitos e, assim, compreender as características e desafios específicos que cada criança autista pode apresentar.

“O ato de incluir a cartilha no ambiente escolar proporciona às crianças autistas a oportunidade de participar ativamente da vida escolar, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades. Para que ela seja efetiva, é necessário que sejam adotadas abordagens adequadas e estratégias específicas para atender às necessidades individuais de cada criança e de toda a família”, defendeu o vereador na justificativa do projeto, que será analisado pelas comissões antes de ir para votação em plenário.

O projeto de lei sugere implementação da cartilha "Sou Diferente, e Daí? Tem Lugar Pra Mim?", da escritora Aline Campos, para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A publicação seria disponibilizada em sites, aplicativos, redes sociais e serviços on-line e destinada aos alunos da rede pública municipal de ensino, ensino privado, docentes e profissionais da educação.

“A inclusão escolar tem sido um tema cada vez mais discutido nos dias de hoje, especialmente quando se trata da inclusão de crianças autistas, já que esse é um processo essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente das suas necessidades ou diferenças”, complementou Marcos Fontes.