Marcos Fontes propõe criação do Programa Autista no esporte

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 08h44 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2024, 08h44 | Acessos: 33

O vereador Marcos Fontes (PP) encaminhou projeto de lei para criação do Programa Autista no Esporte no âmbito das atividades desenvolvidas pelas Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) de São Caetano do Sul. O objetivo da propositura é a inclusão das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas atividades esportivas do município.

“A criação do Programa Autista no Esporte visa promover a inclusão de pessoas com TEA no ambiente esportivo, oferecendo atividades adaptadas às suas necessidades e proporcionando oportunidades para o desenvolvimento físico, motor, social e emocional dessas pessoas”, defende o vereador na justificativa do projeto, que será analisado pelas comissões da Casa antes de ir para votação em plenário.

De acordo com o projeto, as atividades serão coordenadas pela Secretaria de Esporte em parceria com profissionais especializados em TEA. O Poder Executivo também poderá firmar parcerias com entidades da sociedade civil, instituições de ensino, clubes esportivos, e outras entidades, visando ampliar e fortalecer as atividades.

Marcos Fontes destaca a importância da inclusão social. “O programa tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão de pessoas com TEA no ambiente esportivo, combatendo o preconceito e promovendo uma cultura de respeito à diversidade” afirma. “Esse programa representa um importante avanço na promoção da inclusão social e na garantia dos direitos das pessoas com TEA em nosso município”, conclui o parlamentar.