Welbe Macedo sugere aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em São Caetano
O vereador Welbe Macedo (PSB) apresentou uma indicação propondo a realização de estudos para viabilizar a criação de um programa de aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em São Caetano do Sul. A iniciativa tem foco especial em pessoas em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.
Conforme a proposta, o programa prevê a realização de cursos regulares e itinerantes, além de seminários e oficinas de autoproteção e conscientização, todos ministrados por profissionais capacitados. “As atividades poderão ser oferecidas em centros esportivos, escolas municipais, unidades de segurança pública, associações de bairro e outros espaços públicos acessíveis”, explicou o parlamentar.
Welbe também destacou dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que revelam um cenário alarmante: os casos de feminicídio seguem em crescimento. Somente nos primeiros meses de 2024, houve um aumento de quase 40% nas ocorrências na capital em comparação com o mesmo período de 2023.
Para o vereador, além de fortalecer a autoconfiança e a capacidade de reação das mulheres em situações de risco, o programa busca promover o empoderamento feminino e a construção de uma cultura de respeito e segurança no município. “É fundamental a criação de políticas públicas efetivas de enfrentamento à violência de gênero”, complementou.