Matheus Gianello propõe estudo para inclusão de enfermeiros nas escolas municipais de São Caetano do Sul
O vereador Matheus Gianello (PL) apresentou uma indicação para que a Secretaria Municipal de Educação (Seeduc) de São Caetano do Sul realize estudos visando à inclusão de profissionais de enfermagem na rede municipal de ensino.
Segundo o parlamentar, o objetivo é oferecer aos alunos acompanhamento e atenção básica à saúde, incluindo medições periódicas de peso e estatura para crianças em fase de crescimento. “Pequenos acidentes e indisposições passageiras, por exemplo, são situações que podem ser tratadas na enfermaria escolar, sem a necessidade de encaminhamento imediato aos serviços de saúde”, explicou.
O vereador destacou que acidentes são comuns em qualquer ambiente escolar e que atividades como aulas de Educação Física, além da própria rotina do dia a dia, envolvem riscos potenciais de lesões. “É fundamental garantir mais segurança para professores, pais e estudantes, além de integrar as áreas da saúde e da educação no cuidado com os alunos”, acrescentou.
“A presença de um enfermeiro na escola permitiria o acompanhamento contínuo da saúde dos estudantes, a realização de ações preventivas e educativas e o fortalecimento do bem-estar integral da comunidade escolar”, finalizou Gianello.