Getúlio Filho propõe Projeto Aluno Guia nas escolas de São Caetano
O vereador Getúlio Filho (União Brasil) apresentou uma indicação solicitando a realização de estudos e tratativas para a implantação do Projeto Aluno Guia nas escolas do município de São Caetano do Sul.
A proposta consiste na participação de estudantes voluntários que, após receberem treinamento específico realizado por órgãos competentes de trânsito, atuem na orientação do fluxo de veículos e pedestres nas proximidades das unidades escolares. Segundo o parlamentar, a iniciativa pode contar com o acompanhamento de agentes de trânsito e da Guarda Municipal, garantindo suporte técnico e segurança durante a execução das atividades.
De acordo com a indicação, os estudantes poderão atuar em sistema de revezamento, organizados pelas próprias escolas, respeitando a rotina escolar e garantindo a participação equilibrada entre os envolvidos. “O Projeto Aluno Guia se apresenta como uma ação educativa e preventiva, na qual os próprios estudantes colaboram ativamente na organização do trânsito, promovendo a formação cidadã dos alunos, incentivando valores como responsabilidade, respeito às normas de trânsito, trabalho em equipe e protagonismo juvenil”, explicou.
Para Getúlio Filho, a iniciativa também fortalece o vínculo entre escola, comunidade e poder público, ao envolver diferentes atores em uma ação conjunta voltada à prevenção de acidentes e à conscientização coletiva. “Trata-se de uma medida de baixo custo e alto impacto social, que pode trazer benefícios significativos para a organização do trânsito nas áreas escolares e para a formação dos alunos”, concluiu.